segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curiosidades sobre René Descartes:


Você sabe porque Descartes costumava redigir suas obras na cama?
Segundo seus biógrafos, por ter perdido sua mãe com apenas um ano de idade e apresentar saúde muito frágil, Descartes recebeu, na época escolar, o direito de faltar as aulas quando necessário. Por esse motivo ele adiquiriu o hábito de elaborar e redigir seus trabalhos na cama.
" Eu queria matar quem inventou a matemática! " Você já usou essa frase por diversas vezes?
Descartes foi o primeiro a utilizar sistematicamente as letras do alfabeto para representar as constantes, as variáveis e as incógnitas. Também estabeleceu o uso dos expoentes e o símbolo da raiz quadrada.
Conta-se que sua criação mais famosa nesse campo ocorreu (mais uma vez) enquanto se achava na cama e observava uma mosca voando. Deu-se conta, então, de que toda posição ocupada pela mosca podia ser determinada pela intersecção de três planos ortogonais, paralelos às faces do aposento. Isso o levou a desenvolver o sistema de coordenadas que até hoje utilizamos para produzir gráficos bi e tridimensionais.
Esse princípio levou ao desenvolvimento de uma geometria inteiramente baseada nele: a Geometria Analítica. Com isso, pela primeira vez na história da Matemática, conseguia-se integrar totalmente a Álgebra à Geometria, abrindo um novo campo de explorações que teria desdobramentos enormes nos séculos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário